domingo, 3 de janeiro de 2016

O mais novo "lixão" a céu aberto da Grande Florianópolis - Loteamento Nova São José

Não muito distante da faixa turística da Grande Florianópolis, aquela porção que atrai olhares e cuidados, existe uma outra realidade, oculta dos olhares e das preocupações. Aqui fazemos referência ao Loteamento Nova São José, cuja propaganda destaca "o lugar ideal para quem quer investir, construir, morar e crescer, planejado na direção em que a cidade cresce".


Atualmente no local o que tem aumentado é o abandono. Notadamente essa situação vai além dos territórios desse loteamento, pois ao longo de toda a SC 407 o cenário é o mesmo encontrado no Loteamento Nova São José. Mas vamos tratar especificamente do loteamento em questão. Além do abandono, verifica-se um aumento exponencial da população de ratos e urubus, em decorrência daquilo que está se transformando no maior lixão a céu aberto da Grande Florianópolis.


Essa paisagem é comum em todas as finalizações de pista do loteamento. É evidente também a marca dos pneus, resultado dos "pegas" que rolam ali nas madrugadas, ao final das "raves" que acontecem livremente, regadas a álcool e outras drogas que embalam a noite da galera na região. Um rápido passeio pelo loteamento revela a variedade do que é descartado: restos de animais provenientes, certamente, de matadouros clandestinos; preservativos; garrafas de bebidas em quantidade; roupas; colchões; malas; restos de alimentos...
A única construção existente na região é o lar de um grupo de religiosas, anterior à urbanização do loteamento. Elas vivem literalmente enjauladas, em algo que se assemelha à lendária penitenciária de Alcatraz, vítimas do desassossego e insegurança que dominam o lugar.


Fica claro aqui que esse desmanche do local é consequência da falta de educação do povo, da ação de vândalos e delinquentes que frequentam o local a todo momento (com maior voracidade nas noites dos fins de semana), o abandono da empreendedora e, com maior destaque, a cegueira do poder público, que faz de conta que nada acontece. Se deixar como está, daqui a algum tempo será uma região a ser pacificada.
São escassas as áreas de lazer e urbanização no município de São José, mas não basta apenas delimitar essas áreas e colocar postes de luz. É necessário complementar com segurança, fiscalização e punição para aqueles que não respeitam esses espaços com o devido apreço. Por enquanto, o Loteamento Nova São José tem servido muito bem apenas para os despachos de macumba que adornam todas as encruzilhadas de suas ruas, e nesses tempos de proliferação de mosquitos, dengue e associados, o Aedes aegypti agradece.





Nenhum comentário:

Postar um comentário